Valado dos Frades é uma freguesia do Concelho da Nazaré, que pertence à Comarca da Nazaré e ao Distrito de Leiria. Segundo documentos históricos, Valado dos Frades deriva de "Velado" ou de "Velar" por neste lugar existir um frade que tinha como função de "Velar" ou "Vigiar" a agricultura ou matas dos campos que pertenciam a Alcobaça. Outros documentos afirmam que deriva de "Valo" ou "Vallu", palavras que em latim significam trabalho de irrigação ou divisória de terreno. Quanto à palavra Frades deve-se ao Frades de Cister que se instalaram no Valado por volta da segunda metade do séc. XVIII na Ermida do Padroeiro S. Sebastião.
Desde a sua fundação que Valado dos Frades pertencia à Pederneira, mas em 1855, face a uma crise administrativa passou a fazer parte de Alcobaça. O Concelho da Pederneira sofre uma restauração em 1898 e em 1912 passa a chamar-se Concelho da Nazaré. O Valado passa à categoria de freguesia. Desde então os Frades da Ordem de Cister realizaram uma grandiosa obra de colonização agrícola, exercendo a sua autoridade na ainda existente Quinta do Campo. Segundo reza a história foi aqui que estes frades esconderam um valioso tesouro durante as Invasões Francesas.
Valado dos Frades é uma vila onde uma pequena minoria ainda segue a tradição da agricultura, principalmente no cultivo de cenouras, batatas, couves, feijão verde e outros produtos hortícolas. O Valado é conhecido pelas suas terras fertéis dado o facto de estar rodeado pelo Rio da Areia, Rio Alcoa, Rio do Meio e pelo Rio das Tábuas. Mas, o que veio permitir o desenvolvimento económico de Valado dos Frades foram as fábricas de faianças e de porcelanas. De onde se destacam a SPAL, Pereiras Lda, Louçarte e Sodecal com grandes exportações de louças. Estas vieram criar mais postos de trabalho aos Valadenses e ao resto da população do Concelho da Nazaré.
A obra da natureza deixou por aqui planícies aluviais, notando-se nestes campos, próximo dos cursos dos rios, algumas manchas, originais em antigos nateiros, que se formaram depois do recuo do mar. Com um solo de grande fertilidade, conseguiram estas gentes uma cultura hortícola de grande desenvolvimento
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home